Todas as discussões

Topico - LIGT3 - Tendência de alta

Icon_down Classificar por postagem mais recente        

20/01/2012
LIGT3 - Tendência de alta
por Yashima Postagens: 12
Olá!

Estive acompanhando o desenvolvimento da Light (LIGT3), em tendência de alta.

O último topo formado me levou a crer a o preço subiria ainda mais, após breve correção. O IFR e o alargamento da Bollinger pareceram corroborar o palpite. No entanto, hoje os preços da ação estão perigosamente baixos, como se vê no gráfico, ultrapassando ou quase ultrapassando o suporte dos topos anteriores.

Será que a tendência irá se reverter? Há algo neste gráfico que não enxerguei, alguma coisa que aponte para uma reversão? Ou será que é somente uma correção particularmente acentuada, antes da retomada da alta?

Abraços, Jorge

"Against stupidity the gods themselves contend in vain." - Friedrich Schiller
20/01/2012
Felipe Medeiros
Postagens: 264
Boa tarde Jorge!

Dei uma olhada no gráfico e não consegui grandes conclusões sobre uma tendência definida...

1º - Apesar de a média longa de 40 períodos ter se afastado bastante dos preços, a mesma caminha sobre a LTA inferior do canal de alta, o que nos deixa uma boa idéia de que o canal possa ser respeitado;

2º - Nas bandas de Bollinger utilizando-se 20 períodos (que é a configuração que costumo usar para gráficos diários) aparecem se estreitando ao no lugar abrirem, o que representa uma redução da volatilidade, diminuindo o espaço para queda acentuada dos preços também;

3º - Só consideraria tendência de baixa, caso houvesse um rompimento da resistência de 28 reais, pois então completaria um "Zigue-zague" descendente;

4º - Apesar de o mercado ter sido bem morno hoje por conta da sexta-feira, o candle que se formou hoje me parece mais um candle de indecisão que um candle de tendência definida, aumentando novamente as incertezas;

5º - e por último, o OBV ainda não apresentou o rompimento de nenhum suporte (que considero primordial) para confirmação de tendência...

Assim, não sei se você está posicionado e nem qual seu ponto de entrada, mas manteria meu stop no próprio suporte de 28 reais!

Grande abraço!

"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar." (Nietzsche)
21/01/2012
Yashima
Postagens: 12
Boa tarde, Felipe!

Obrigado por responder ao tópico. 
Quando disse que as Bollingers se afastavam, me referi ao último movimento de alta, momento no qual entrei. Quando o preço começou a inclinar para baixo percebi que as bollingers se estreitavam, mas, analisando momentos anteriores similares (como no final de novembro), notei que a bollinger aparentemente faz isso mesmo, portanto não dei grande importância ao fato.
Não estou acostumado a usar as Bollinger Bands - de fato, esta é a primeira vez que tento utilizá-las. Obrigado pela dica! Só utilizei os 9 períodos porque é o que aparece como default no site, heheh...

No caso de topos e fundos ascendentes, a altura dos topos anteriores não poderia ser considerada como um suporte imediato? Lembro-me de ter lido isso quando estava estudando teoria. Um rompimento do mesmo poderia indicar um congestionamento ou mesmo uma reversão, se bem me lembro.

No momento em que postei isso o pregão ainda estava em andamento, e no momento, o gráfico parecia caminhar para a formação de um significativo candle preto, o que me deixou bem preocupado. Mas no fim, concordo que o candle formado de fato transmite incerteza.

Enfim, estou comprado neste papel, a R$28,30, no início da última curva de alta. Meu stop está próximo ao sugerido, em R$27,90...

Abraços!

"Against stupidity the gods themselves contend in vain." - Friedrich Schiller
22/01/2012
vinci.20
Postagens: 1
Bom se tá comprado desde os 28,30 creio que deveria já ter feito um venda com lucro parcial ou total nos 30,00. Talvez coloque seu stop um pouco abaixo dos 29,00 ultimo candle? O que que acha?

23/01/2012
edersond
Postagens: 14
realmente perdeu a ltb terciária, porém deixando um martelo.
só caracteriza reversão perdendo o suporte da região dos 28

23/01/2012
Felipe Medeiros
Postagens: 264
Hoje os preços estão caindo mais um pouquinho, mas a LTA do canal de alta ainda está sendo testada... "Muita calma nessa hora"  hehehe
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar." (Nietzsche)
1  
2